- “O Barroco é o resultado da Contra Reforma”. Explique tal afirmação.
- Cite 10 grandes nomes do Renascimento.
- A mentalidade humanista do Renascimento era absolutamente diferente da mentalidade da idade média. Qual foi o resultado dessa tensão?
- Max Gehringer, no programa Fantástico de 19/08/2007, disse que Network (rede de relacionamentos) existe desde a carta de caminha. Por quê?
- Responda as seguintes questões sobre os Lusíadas: quem foi o autor? Quantas partes possui? Quantos cantos? O que é a questão do maravilhoso pagão?
- Observe a tabela abaixo entre classicismo e maneirismo e desenvolva um texto demonstrando essas diferenças.
ClassicismoManeirismoImitação dos modelos da Antigüidade clássica greco-romana (retomada da mitologia pagã e pela perfeição estética, marcada pela pureza de formas); o homem do séc. XVI acreditava que os antigos gregos e romanos eram detentores dos ideais de Beleza. Platão, Homero, Virgílio e outros mestres da Antigüidade servem de modelo, pois seus valores são eternos e absolutos.
Oposição à herança medieval representada pela redondilha, introduzida a medida nova (versos decassílabos) já cultivada por italianos Dante e Petrarca. Temas poéticos: reflexão moral, a filosofia e a política, além do lirismo amoroso.desintegração do relativo equilíbrio clássico do Renascimento, pela ruptura da noção de harmonia entre a natureza e a razão e pela perda da própria concepção humanista de um mundo antropocêntrico. Efeitos de surpresa, gosto do bizarro, predileção pela ambiguidade, anti-naturalismo, busca da beleza ideal, abandono da clareza renascentista, mistura do profano e do sagrado, complexidade decorativa,etc.
O Barroco pode ser sintetizado como:- Dualidade, conflito, angústia e desejo
- Conceptismo, teocentrismo e amor
- Conflito, angústia e liberdade de sentimento
- Idealização, liberdade e desejo
- Liberdade de sentimento, dualidade e conceptismo.
- Na lírica de Camões:
- O Cantar a pátria é o centro das preocupações
- Encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos
- O metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior
- A mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade
- Encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.
- O que a estética do Barroco buscou?
- Quebrar a rigidez dos padrões Greco-romanos
- Extrair dos instrumentos das variadas combinações rítmicas, melódicas e harmônicas
- Expressividade nas esculturas
- Extrair portas, colunas, escadas, tetos.
- O termo barroco denominou manifestações artísticas dos anos 1600 e no início dos ano 1700. Além da literatura, estende-se à musica, pintura, escultura e arquitetura da época. Entre as vozes do Barroco brasileiro figuram:
- Cláudio Manuel da Costa
- Gregório de Matos
- Padre José de Anchieta
- Tomás Antônio Gonzaga
- Padre Antônio Vieira.
- A poesia lírica de camões é marcada por certa dualidade. Marque a opção correta:
- São textos claramente inspirados nas obras de Homero.
- As vezes são textos claramente inspirados na poesia tradicional, em medida velha (redondilhas maiores e menores)
- Traduzindo em versos histórias de povos e suas conquistas
- É o corpo do poema de narração geral
- A qual classificação pertence: aliteração, onomatopéia e assonância?
- Figuras de palavras ou tropos
- Figuras de sintaxe
- Figuras de pensamento
- Figuras sonoras
- Figuras gramaticais
- Os autores barrocos passaram a expressar em suas obras o sentimento de desequilíbrio e por isso fizeram uso principalmente de dois estilos
- Cultismo, Gongorismo
- Conceptismo, Quevedismo
- Cultismo, Conceptismo
- Gongorismo, Quevedismo
- Marque com V ou F para cada alternativa que está ou não associada com o Maneirismo
( )Distorção
( )Antropocentrismo
( )Tradição Dionisíaca
( )Inspiração Greco Romana
( )Contra Reforma Católica
- F,V,F,V,F,
- V,F,V,F,F
- V,V,V,F,F
- F,V,V,F,V
- F,F,V,F,V
- Maneirismo é um estilo de transição entre:
- Romantismo e Classicismo
- Barroco e Arcadismo
- Classicismo e Barroco
- Romantismo e Arcadismo
- Humanismo e Romantismo
- Alguns autores se destacaram no Classicismo Português como:
- Sá de Miranda, Camões e Miguel de Cervantes
- Sá de Miranda e William Shakespeare
- Sá de Miranda, Inês Castro e Dom Pedro I
- Sá de Miranda, Antônio Ferreira, Bernardinho Boteiro e Luiz Vaz de Camões
- Sá de Miranda, Cervantes e Camões
- Características do Classicismo:
- Razão, materialismo
- Fantasia e emoção
- Absolutismo monárquico
- Quais dentre as características abaixo pertencem ao maneirismo?
- Visão, classicismo e equilíbrio
- Razão, teocentrismo e antropocentrismo
- Desequilíbrio, teocentrismo e razão
- Distorção, desequilíbrio e fantasia
- Descrição, fantasia e antropocentrismo
Prova de Língua Portuguesa.- (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
- Qual a diferença entre Classicismo e Barroco?
- Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir:
"Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te."
a) BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
b) ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c) ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d) PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e) MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
- Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
a) Universalismo e racionalismo.
b) Formalismo e perfeccionismo.
c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
e) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
- No colégio dos padres, Gregório de Matos escreveu:
"Quando desembarcaste da fragata, meu dom Braço de Prata, cuidei, que a esta cidade tonta, e fátua*, mandava a Inquisição alguma estátua, vendo tão espremida salvajola* visão de palha sobre um mariola*".
Sorriu, e entregou o escrito a Gonçalo Ravasco.
Gonçalo leu-o, gracejou, entregou-o ao vereador.
O papel passou de mão em mão.
"A difamação é o teu deus", disseram, sorrindo.
(Ana Miranda, "Boca do Inferno")
(*fátua: tola;*salvajola: variante de "selvagem"; *mariola: velhaco)
O trecho ilustra
a) a poesia erótica de Gregório de Matos, inspirada na vida nos prostíbulos da cidade da Bahia e que deu origem à alcunha do poeta, "Boca do Inferno".
b) a poesia lírica de Gregório de Matos, voltada para a temática filosófica, em linguagem marcada pelos recursos da estética barroca.
c) a poesia satírica de Gregório de Matos, dedicada à descrição fiel da sociedade da época, utilizando recursos expressivos característicos do barroco português.
d) a poesia erótica de Gregório de Matos, caracterizada pela crítica aos comportamentos e às autoridades baianas da época colonial.
e) a poesia satírica de Gregório de Matos, que representa, no conjunto de sua obra, uma fuga aos moldes barrocos e ataca, no linguajar baiano da época, costumes e personalidades. - Escreva um resumo sobre o Barroco Brasileiro.
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