domingo, 1 de março de 2015

Questões simples Classicismo e Barroco


  1.  

    1. “O Barroco é o resultado da Contra Reforma”. Explique tal afirmação.


    1. Cite 10 grandes nomes do Renascimento.


    1. A mentalidade humanista do Renascimento era absolutamente diferente da mentalidade da idade média. Qual foi o resultado dessa tensão?


    1. Max Gehringer, no programa Fantástico de 19/08/2007, disse que Network (rede de relacionamentos) existe desde a carta de caminha. Por quê?


    1. Responda as seguintes questões sobre os Lusíadas: quem foi o autor? Quantas partes possui? Quantos cantos? O que é a questão do maravilhoso pagão?


    1. Observe a tabela abaixo entre classicismo e maneirismo e desenvolva um texto demonstrando essas diferenças.
    Classicismo
    Maneirismo
    Imitação dos modelos da Antigüidade clássica greco-romana (retomada da mitologia pagã e pela perfeição estética, marcada pela pureza de formas); o homem do séc. XVI acreditava que os antigos gregos e romanos eram detentores dos ideais de Beleza. Platão, Homero, Virgílio e outros mestres da Antigüidade servem de modelo, pois seus valores são eternos e absolutos.
    Oposição à herança medieval representada pela redondilha, introduzida a medida nova (versos decassílabos) já cultivada por italianos Dante e Petrarca. Temas poéticos: reflexão moral, a filosofia e a política, além do lirismo amoroso.
    desintegração do relativo equilíbrio clássico do Renascimento, pela ruptura da noção de harmonia entre a natureza e a razão e pela perda da própria concepção humanista de um mundo antropocêntrico. Efeitos de surpresa, gosto do bizarro, predileção pela ambiguidade, anti-naturalismo, busca da beleza ideal, abandono da clareza renascentista, mistura do profano e do sagrado, complexidade decorativa,etc.












    O Barroco pode ser sintetizado como:
    1. Dualidade, conflito, angústia e desejo
    2. Conceptismo, teocentrismo e amor
    3. Conflito, angústia e liberdade de sentimento
    4. Idealização, liberdade e desejo
    5. Liberdade de sentimento, dualidade e conceptismo.

  1. Na lírica de Camões:
    1. O Cantar a pátria é o centro das preocupações
    2. Encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos
    3. O metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior
    4. A mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade
    5. Encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.

  1. O que a estética do Barroco buscou?
    1. Quebrar a rigidez dos padrões Greco-romanos
    2. Extrair dos instrumentos das variadas combinações rítmicas, melódicas e harmônicas
    3. Expressividade nas esculturas
    4. Extrair portas, colunas, escadas, tetos.

  1. O termo barroco denominou manifestações artísticas dos anos 1600 e no início dos ano 1700. Além da literatura, estende-se à musica, pintura, escultura e arquitetura da época. Entre as vozes do Barroco brasileiro figuram:
    1. Cláudio Manuel da Costa
    2. Gregório de Matos
    3. Padre José de Anchieta
    4. Tomás Antônio Gonzaga
    5. Padre Antônio Vieira.

  1. A poesia lírica de camões é marcada por certa dualidade. Marque a opção correta:
    1. São textos claramente inspirados nas obras de Homero.
    2. As vezes são textos claramente inspirados na poesia tradicional, em medida velha (redondilhas maiores e menores)
    3. Traduzindo em versos histórias de povos e suas conquistas
    4. É o corpo do poema de narração geral

  1. A qual classificação pertence: aliteração, onomatopéia e assonância?
    1. Figuras de palavras ou tropos
    2. Figuras de sintaxe
    3. Figuras de pensamento
    4. Figuras sonoras
    5. Figuras gramaticais

  1. Os autores barrocos passaram a expressar em suas obras o sentimento de desequilíbrio e por isso fizeram uso principalmente de dois estilos
    1. Cultismo, Gongorismo
    2. Conceptismo, Quevedismo
    3. Cultismo, Conceptismo
    4. Gongorismo, Quevedismo


  1. Marque com V ou F para cada alternativa que está ou não associada com o Maneirismo
( )Distorção
( )Antropocentrismo
( )Tradição Dionisíaca
( )Inspiração Greco Romana
( )Contra Reforma Católica
    1. F,V,F,V,F,
    2. V,F,V,F,F
    3. V,V,V,F,F
    4. F,V,V,F,V
    5. F,F,V,F,V
  1. Maneirismo é um estilo de transição entre:
  1. Romantismo e Classicismo
  2. Barroco e Arcadismo
  3. Classicismo e Barroco
  4. Romantismo e Arcadismo
  5. Humanismo e Romantismo
  1. Alguns autores se destacaram no Classicismo Português como:
  1. Sá de Miranda, Camões e Miguel de Cervantes
  2. Sá de Miranda e William Shakespeare
  3. Sá de Miranda, Inês Castro e Dom Pedro I
  4. Sá de Miranda, Antônio Ferreira, Bernardinho Boteiro e Luiz Vaz de Camões
  5. Sá de Miranda, Cervantes e Camões
  1. Características do Classicismo:
  1. Razão, materialismo
  2. Fantasia e emoção
  3. Absolutismo monárquico
  1. Quais dentre as características abaixo pertencem ao maneirismo?
  1. Visão, classicismo e equilíbrio
  2. Razão, teocentrismo e antropocentrismo
  3. Desequilíbrio, teocentrismo e razão
  4. Distorção, desequilíbrio e fantasia
  5. Descrição, fantasia e antropocentrismo



    Prova de Língua Portuguesa.

    1. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:

      a) metáfora
      b) hipérbole
      c) hipérbato
      d) anáfora
      e) antítese

    1. Qual a diferença entre Classicismo e Barroco?







    1. Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir:

      "Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
      Te lembra hoje Deus por sua igreja;
      De pó te fez espelho, em que se veja 
      A vil matéria, de que quis formar-te."

      a) BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
      b) ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
      c) ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
      d) PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
      e) MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.

    1. Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:

      a) Universalismo e racionalismo.
      b) Formalismo e perfeccionismo.
      c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
      d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
      e) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.

    1. No colégio dos padres, Gregório de Matos escreveu: 
      "Quando desembarcaste da fragata, meu dom Braço de Prata, cuidei, que a esta cidade tonta, e fátua*, mandava a Inquisição alguma estátua, vendo tão espremida salvajola* visão de palha sobre um mariola*".
      Sorriu, e entregou o escrito a Gonçalo Ravasco. 
      Gonçalo leu-o, gracejou, entregou-o ao vereador.
      O papel passou de mão em mão.
      "A difamação é o teu deus", disseram, sorrindo.
      (Ana Miranda, "Boca do Inferno")
      (*fátua: tola;*salvajola: variante de "selvagem"; *mariola: velhaco)

      O trecho ilustra
      a) a poesia erótica de Gregório de Matos, inspirada na vida nos prostíbulos da cidade da Bahia e que deu origem à alcunha do poeta, "Boca do Inferno".
      b) a poesia lírica de Gregório de Matos, voltada para a temática filosófica, em linguagem marcada pelos recursos da estética barroca.
      c) a poesia satírica de Gregório de Matos, dedicada à descrição fiel da sociedade da época, utilizando recursos expressivos característicos do barroco português.
      d) a poesia erótica de Gregório de Matos, caracterizada pela crítica aos comportamentos e às autoridades baianas da época colonial.
      e) a poesia satírica de Gregório de Matos, que representa, no conjunto de sua obra, uma fuga aos moldes barrocos e ataca, no linguajar baiano da época, costumes e personalidades.
    2. Escreva um resumo sobre o Barroco Brasileiro.

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