- Cite três características da 2ª Geração Modernista, conceituando-as.
- (UEMA – MA) A poesia modernista revela:
- Ritmo psicológico
- Cotidianismo,
- Sintaxe e pontuação revolucionárias.
- Estão corretas as alternativas a e c
- Estão corretas as alternativas a, b e c.
- Escreva sobre a situação histórica da época de 30, fazendo associações.
- Demonstre as semelhanças entre a poesia de Carlos Drummond, Cecília Meireles e Murilo Mendes.
- As relações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem
- A fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas.
- A possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário.
- A aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
- A preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo.
- O pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.
Prova
de Língua Portuguesa.
- O estilo conciso, a linguagem sóbria, a técnica da interiorização e a análise psicológica caracterizam-no, principalmente em sua obra "Angústia".
Trata-se
de:
a)
Jorge Amado.
b)
Érico Veríssimo.
c)
Graciliano Ramos.
d)
José Lins do Rego.
e)
Clarice Lispector.
Considere
as seguintes afirmações sobre O TEMPO E O VENTO, de Érico
Veríssimo.
I
- Personagens como Pedro Missioneiro e Capitão Rodrigo Cambará
estão envolvidos em episódios inseridos, respectivamente, na Guerra
Guaranítica e na Revolução Farroupilha, eventos históricos da
formação do RS.
II
- O narrador em terceira pessoa identifica-se com Floriano Cambará,
intelectual de esquerda que se propõe a relatar a história de sua
família lançando mão do humor e de experimentalismos modernistas.
III
- Rodrigo Terra Cambará, corajoso e mulherengo como seu antepassado,
percorre uma carreira política que o leva ao secretariado do governo
estadual e depois à chefia de um ministério.
- Quais estão corretas?
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas I e II.
d)
Apenas I e III.
e)
I, II e III.
Érico
Veríssimo relata, em suas memórias, um episódio da adolescência
que teve influência significativa em sua carreira de escritor.
"Lembro-me
de que certa noite - eu teria uns quatorze anos, quando muito -
encarregaram-me de segurar uma lâmpada elétrica à cabeceira da
mesa de operações, enquanto um médico fazia os primeiros curativos
num pobre-diabo que soldados da Polícia Municipal haviam "carneado".
(...) Apesar do horror e da náusea, continuei firme onde estava,
talvez pensando assim: se esse caboclo pode agüentar tudo isso sem
gemer, por que não hei de poder ficar segurando esta lâmpada para
ajudar o doutor a costurar esses talhos e salvar essa vida? (...)
Desde
que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a
idéia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de
atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada,
fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia
a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos.
Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não
tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou,
em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de
que não desertamos nosso posto."
(VERÍSSIMO,
Érico. "Solo de Clarineta". Tomo I. Porto Alegre: Editora
Globo, 1978.)
- Neste texto, por meio da metáfora da lâmpada que ilumina a escuridão, Érico Veríssimo define como uma das funções do escritor e, por extensão, da literatura,
a)
criar a fantasia.
b)
permitir o sonho.
c)
denunciar o real.
d)
criar o belo.
e)
fugir da náusea.
- Assinale a afirmação correta sobre o Romance de 30.
a)
Predominou, entre os autores, uma preocupação de renovação
estética seguindo os padrões da vanguarda literária europeia.
b)
Na obra de José Lins do Rego, predomina a narrativa curta na
recriação do modo de vida dos senhores de engenho.
c)
Os autores, em suas obras, tematizaram os problemas sociais com o
intuito de denunciar as agruras das populações menos favorecidas.
d)
O caráter regionalista dos romances deste período deve-se à
reprodução fiel do linguajar típico de cada região.
e)
A obra de Jorge Amado pode ser considerada uma exceção, no conjunto
da época, porque seus romances apresentam uma grande inovação na
estrutura narrativa.
:"Irmão
... é uma palavra boa e amiga. Se acostumaram a chamá-la de irmã.
Ela também os trata de mano, de irmão. Para os menores é como uma
mãezinha. Cuida deles. Para os mais velhos é como uma irmã que
brinca inocentemente com eles e com eles passa os perigos da vida
aventurosa que levam.
Mas
nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a noiva. Nem mesmo o
Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a chama
de noiva."
(Jorge
Amado: "Capitães da Areia").
- Considerando a obra e o autor do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a)
O autor faz parte do romance regional de 30, quando se aprofundaram
as radicalizações políticas na realidade brasileira.
b)
Jorge Amado representa a Bahia, "descobrindo" mazelas,
violências e identificando grupos marginalizados e revolucionários
em "Capitães da Areia".
c)
Dora, Pedro Bala e Professor são alguns dos personagens da
narrativa, que aborda a dramática vida dos camponeses das fazendas
de cacau no sul da Bahia.
d)
O tom da narrativa aproxima-se do Naturalismo, alternando trechos de
lirismo e crueza. O nível de linguagem é coloquial e popular.
e)
"Capitães da Areia " pertence à primeira fase da produção
de Jorge Amado, quando era notório seu engajamento com a política
de esquerda. Daí o esquematismo psicológico: o mundo dividido em
heróis (o povo) e bandidos (a burguesia).
- Acerca do Romance de 30, analise as proposições adiante.
(
) O ciclo do Romance Regional de 30 é um dos principais da prosa
dessa geração. É o regionalismo nordestino, abordando a decadência
da região, tendo como tema único o êxodo rural provocado pela
seca.
(
) Graciliano Ramos, alagoano, iniciou-se na literatura com "Caetés".
Tem como obras principais "Vidas Secas", "São
Bernardo" e "Angústia", nas quais analisa a realidade
da vida rural do nordeste, com aspereza, linguagem rigorosa, precisa
e despojada, sem nenhuma concessão sentimental.
(
) José Lins do Rego, paraibano, aborda, em seus livros do Ciclo da
Cana-de-Açúcar, o esplendor e a decadência dos engenhos do
Nordeste e do patriarcalismo rural. Em suas obras, mistura biografia
com ficção. Nelas predomina a linguagem espontânea e repetitiva.
(
) Rachel de Queiroz, cearense, escreveu como livro de estréia, "O
Quinze". Sua narrativa sintoniza-se com o regionalismo da
geração de 30, em que se pode notar a pré-consciência do
subdesenvolvimento. Nesta fase de sua obra, destaca-se, ainda,
"Caminho de Pedra". Mais tarde, a escritora abandonou os
temas de denúncia social.
(
) Jorge Amado, baiano, em um realismo precário, mas pitoresco,
descreve, em "Jubiabá", as agruras da seca do sertão
baiano.
- (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
DE
SÓCRATES FlLÓSOFO
Caminhando Sócrates, um atrevido se descomediu com ele, e lhe deu um coice. Estranhando alguns a paciência do filósofo, disse:
- Pois eu que lhe hei de fazer depois de dado?
Responderam:
- Demandá-lo em juízo pela injúria.
Replicou:
- Se ele em dar coices confessa ser jumento, quereis que leve um jumento a juízo?
BERNARDES, Padre Manuel. Nova Floresta ("Injúrias", tomo V, cap. XXXI, p. 382). in: OBRAS COMPLETAS DO PADRE MANUEL BERNARDES (reprod. fac-similiada da ed. de 1728). São Paulo: Ed. Anchieta, 1946.
Nesta fábula do Padre Manuel Bernardes (1644-1710), o grande moralista barroco se serve do filósofo Sócrates para ensinar que, quase sempre, os danos de uma injúria recaem em quem a comete e não em quem a sofre. Com base neste comentário, examine atentamente o texto e responda:
Caminhando Sócrates, um atrevido se descomediu com ele, e lhe deu um coice. Estranhando alguns a paciência do filósofo, disse:
- Pois eu que lhe hei de fazer depois de dado?
Responderam:
- Demandá-lo em juízo pela injúria.
Replicou:
- Se ele em dar coices confessa ser jumento, quereis que leve um jumento a juízo?
BERNARDES, Padre Manuel. Nova Floresta ("Injúrias", tomo V, cap. XXXI, p. 382). in: OBRAS COMPLETAS DO PADRE MANUEL BERNARDES (reprod. fac-similiada da ed. de 1728). São Paulo: Ed. Anchieta, 1946.
Nesta fábula do Padre Manuel Bernardes (1644-1710), o grande moralista barroco se serve do filósofo Sócrates para ensinar que, quase sempre, os danos de uma injúria recaem em quem a comete e não em quem a sofre. Com base neste comentário, examine atentamente o texto e responda:
- Qual a diferença entre o pensamento de Sócrates e o raciocínio de seus acompanhantes quanto ao "coice" recebido
- (Uepb 2013)
A
charge de Lila pode ser compreendida como um discurso dialógico que:
a)
Representa uma perspectiva equivocada sabre a manutenção da reserva
florestal no Brasil.
b)
Simplifica a temática ambiental sobre a polêmica do novo código
florestal.
c)
Critica a atitude humana em relação à preservação florestal do
território brasileiro.
d)
Humoriza o tema do novo código florestal em relação à exploração
da vegetação no mundo inteiro.
e)
Defende, por meio da linguagem não verbal, as garantias do direito à
propriedade rural.
- (Insper 2013) Os quadros abaixo fazem parte de um “Manifesto” criado por uma revista feminina:
Em
comum, eles apresentam
a)
o emprego da linguagem formal.
b)
a valorização de uma aparência natural,
despojada.
c)
a desconstrução de clichês divulgados na
mídia.
d)
a desconstrução da imagem de esposa perfeita.
e)
a desmistificação da família perfeita.
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