Texto crítico
"Embora seja importante
indagar das razões por que público brasileiro dos anos de 1870
avidamente leu e com entusiasmo aplaudiu "A Escrava Isaura",
razões que encontram o principal motivo em onda então crescente de
sentimento abolicionista – convenhamos em que muito mais importante
o comportamento desse público é, para a crítica, a natureza desse
romance.
Mesmo lido com simpatia, "A
Escrava Isaura" não resiste à crítica. Seu enredo resulta em
ser inverossímel, tais e tantos são os expedientes primários do
Autor, usados para conduzir por determinados caminhos e para
desenlace preestabelecido: em freqüentes ex-abruptos, mudam os
sentimentos dos protagonistas com relação à bela e desditosa
Isaura, e assim de protetores se transformam de pronto em pérfidos
algozes, servindo à linha dramática premeditada pelo ficcionistas;
não menos precipitada e artificialmente se engendram e desenrolam as
situações ou episódios concebidos sempre com a intenção de
marcar "passus" da vida "crucis" da desgraçada
heroína, que, por fim, mais arrastada pelo autor que pelas forças
do drama que vive, encontra no alto do seu calvário, ao invés do
sacrifício final (o que teria dado ao romance verossimilhança e
força), a salvação e a felicidade de extrema.
Tão primário e artificial
quanto enredo que domina a obra, dando-lhe típica estrutura
novelesca ou romanesca, é, não digo a concepção, mas o modo de
conduzir personagens: Isaura, Malvina, Rosa, Leôncio, Álvaro,
Belchior, André, o Dr. Geraldo, Martim e Miguel, se têm
peculiaridades físicas e morais que os caracterizam suficientemente
e os individualizam na galeria das personagens da ficção romântica,
se ocupam posições bem "marcadas" no palco dos
acontecimentos, decomposto em dois cenários (uma fazenda de café da
Baixada Fluminense e o Recife), não chegam contudo, a receber
suficiente estofo psicológico: daí a impressão que deixam, não
apenas de símbolos dramáticos quase vazios, senão que também
títeres (vá lá a cansada imagem) conduzidos pelo autor, para esta
ou aquela ação indispensável, a seu ver, às suas principais
intenções".
(Antônio Soares Amora, "O
Romantismo", vol. II da A Literatura Brasileira).
- (PUCCAMP) Segundo o texto:
- "A Escrava Isaura" consagrou-se como um bom romance por causa da aceitação que teve entre o público leitor de 1870.
- "A Escrava Isaura" não é um bom romance porque o público leitor de 1870 o leu avidamente e o aplaudiu com entusiasmo.
- leitor deve ter muito cuidado ao ler ou aplaudir um romance, pois poderá consagrar uma obra medíocre.
- "A Escrava Isaura" não é um bom romance para a crítica, embora o público o haja lido com entusiasmo, movido pelo sentimento abolicionista.
- "A Escrava Isaura" não pode ser considerado um bom romance por causa do sentimento abolicionista.
- Discorra sobre as principais tendências cientificistas do final do século XIX e como essas tendências afetaram o Realismo e o Naturalismo (em separado)
- Para o Romantismo, o índio era o verdadeiro brasileiro. De que estilo de época foi retirada essa crença e quais eram as características desse estilo.
- (PUC-RS) A estrofe demonstra que a mulher aparece freqüentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:
“Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!”
a) sensual
b) concreta
c) próxima
d) natural
e) inacessível
QUESTÃO: Observe os fatos importantes da época do Romantismo:
- Decadência do Absolutismo;
- Guerras napoleônicas;
- O término do ciclo da grande navegações;
- O capitalismo mercantilista se desenvolve contribuindo para o aumentar a influência da burguesia;
- A Reforma protestante, movimento religioso, que foi liderada por Lutero e Calvino;
- A Contra-Reforma em reação à Reforma marcando também a cisão da Igreja Católica.
- Werther, do escritor alemão Johann Wolfgang Goethe, destaca-se como obra romântica que chegou alcançar dimensões mundiais. Neste livro, o sentimentalismo exagerado de mãos dadas com o amor impossível caminham tragicamente para o suicído do jovem Werther. O romance desencadeou uma onda de suicídios entre os jovens, influenciou a arte (principalmente a pintura e escultura) e a moda da época.
- Na Inglaterra, destacam-se os poetas Lord Byron, Walter Scott, Shelley, Wordsworth, Coleridge e Samuel Taylor.
- Associe esses fatos e qual influência eles podem ter tido sobre o Romantismo.
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