domingo, 1 de março de 2015

Questões Romantismo






Texto crítico
"Embora seja importante indagar das razões por que público brasileiro dos anos de 1870 avidamente leu e com entusiasmo aplaudiu "A Escrava Isaura", razões que encontram o principal motivo em onda então crescente de sentimento abolicionista – convenhamos em que muito mais importante o comportamento desse público é, para a crítica, a natureza desse romance.
Mesmo lido com simpatia, "A Escrava Isaura" não resiste à crítica. Seu enredo resulta em ser inverossímel, tais e tantos são os expedientes primários do Autor, usados para conduzir por determinados caminhos e para desenlace preestabelecido: em freqüentes ex-abruptos, mudam os sentimentos dos protagonistas com relação à bela e desditosa Isaura, e assim de protetores se transformam de pronto em pérfidos algozes, servindo à linha dramática premeditada pelo ficcionistas; não menos precipitada e artificialmente se engendram e desenrolam as situações ou episódios concebidos sempre com a intenção de marcar "passus" da vida "crucis" da desgraçada heroína, que, por fim, mais arrastada pelo autor que pelas forças do drama que vive, encontra no alto do seu calvário, ao invés do sacrifício final (o que teria dado ao romance verossimilhança e força), a salvação e a felicidade de extrema.
Tão primário e artificial quanto enredo que domina a obra, dando-lhe típica estrutura novelesca ou romanesca, é, não digo a concepção, mas o modo de conduzir personagens: Isaura, Malvina, Rosa, Leôncio, Álvaro, Belchior, André, o Dr. Geraldo, Martim e Miguel, se têm peculiaridades físicas e morais que os caracterizam suficientemente e os individualizam na galeria das personagens da ficção romântica, se ocupam posições bem "marcadas" no palco dos acontecimentos, decomposto em dois cenários (uma fazenda de café da Baixada Fluminense e o Recife), não chegam contudo, a receber suficiente estofo psicológico: daí a impressão que deixam, não apenas de símbolos dramáticos quase vazios, senão que também títeres (vá lá a cansada imagem) conduzidos pelo autor, para esta ou aquela ação indispensável, a seu ver, às suas principais intenções".
(Antônio Soares Amora, "O Romantismo", vol. II da A Literatura Brasileira).
  1. (PUCCAMP) Segundo o texto:
    1. "A Escrava Isaura" consagrou-se como um bom romance por causa da aceitação que teve entre o público leitor de 1870.
    2. "A Escrava Isaura" não é um bom romance porque o público leitor de 1870 o leu avidamente e o aplaudiu com entusiasmo.
    3. leitor deve ter muito cuidado ao ler ou aplaudir um romance, pois poderá consagrar uma obra medíocre.
    4. "A Escrava Isaura" não é um bom romance para a crítica, embora o público o haja lido com entusiasmo, movido pelo sentimento abolicionista.
    5. "A Escrava Isaura" não pode ser considerado um bom romance por causa do sentimento abolicionista.
  2. Discorra sobre as principais tendências cientificistas do final do século XIX e como essas tendências afetaram o Realismo e o Naturalismo (em separado)



  1. Para o Romantismo, o índio era o verdadeiro brasileiro. De que estilo de época foi retirada essa crença e quais eram as características desse estilo.





  1. (PUC-RS) A estrofe demonstra que a mulher aparece freqüentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:

“Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!”
a) sensual
b) concreta
c) próxima
d) natural
e) inacessível
QUESTÃO: Observe os fatos importantes da época do Romantismo:
    • Decadência do Absolutismo;
    • Guerras napoleônicas;
    • O término do ciclo da grande navegações;
    • O capitalismo mercantilista se desenvolve contribuindo para o aumentar a influência da burguesia;
    • A Reforma protestante, movimento religioso, que foi liderada por Lutero e Calvino;
    • A Contra-Reforma em reação à Reforma marcando também a cisão da Igreja Católica.
    • Werther, do escritor alemão Johann Wolfgang Goethe, destaca-se como obra romântica que chegou alcançar dimensões mundiais. Neste livro, o sentimentalismo exagerado de mãos dadas com o amor impossível caminham tragicamente para o suicído do jovem Werther. O romance desencadeou uma onda de suicídios entre os jovens, influenciou a arte (principalmente a pintura e escultura) e a moda da época.
    • Na Inglaterra, destacam-se os poetas Lord Byron, Walter Scott, Shelley, Wordsworth, Coleridge e Samuel Taylor.
  1. Associe esses fatos e qual influência eles podem ter tido sobre o Romantismo.

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