“Já
aqui, a realização é plena: deseja-se e faz-se. Impossível falar
de poesia romântica dessa geração sem falar no baiano Castro
Alves. Podemos até dizer que ele responsável por uma revolução da
forma de conceber e tratar a mulher romântica. Foi quem primeiro
retirou a moça de seu altar de virgindade e perfeição, para
jogá-la, literalmente, na cama. Em C. Alves, acabaram-se as
idealizações e veio, forte, a consumação erótica do amor. Castro
Alves gosta de mulheres reais: elas têm cheiro, gosto, seios e corpo
à mostra, fazem sexo, gritam, choram. Algumas são inclusive
prostitutas. O apelo sensorial é muito forte.”
1.
Essa afirmação, que se mostra diversa daquilo que imaginamos sobre
o idealismo Romântico é verdadeira, e corresponde a mudança que se
apercebe:
a)
Na poesia Indianista
b)
Na prosa Urbana
c)
Na 3 Geração poética
d)
Na 1 Geração Poética
e)
No Romantismo baiano
2.
Essa mudança de perspectiva serve para já vislumbrar o que viria
após o Romantismo, o Realismo, no qual a figura da mulher será:
a)
Idealizada
b)
Sentimentalizada
c)
Erotizada
d)
Contabilizada
e)
Mistificada
3.
(Ufsc) - Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:
1.
Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação
dos antigos gregos e romanos.
2.
Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos
vocábulos raros.
3.
Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de
poesia-clareza-harmonia.
4.
Emprego freqüente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos
verbais – oratória.
5.
Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte –
espírito cristão antiterreno.
Assinale
a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo:
a)
1, 4 e 5
b)
2, 3 e 5
c)
2, 4 e 5
d)
1 e 3
e)
1, 2 e 5
(Santa
Casa SP) - Texto I
“É
a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa,
que da manhã lisonjeada,
Púrpuras
mil, com ambição dourada,
Airosa
rompe, arrasta presumida.”
Texto
II
“Depois
que nos ferir a mão da morte,
ou
seja neste monte, ou noutra serra,
nossos
corpos terão, terão a sorte
de
consumir os dous a mesma terra.”
4. O
texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é
possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão:
a)
impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em
que o mundo exterior era projeção do caos interior do poeta.
b)
despojada das ousadias sintáticas da estética anterior, com
predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente.
c)
que aprofunda o naturalismo da expressão barroca, fazendo que o
poeta assuma posição eminentemente impessoal.
d)
em que predominam, diferentemente do Barroco, a antítese, a
hipérbole, a conotação poderosa.
e)
em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a
tendência denotativa do Barroco.
As
opções a seguir referem-se aos textos A, B, C e D.
(Não
é obrigatório que todos os autores estejam nas alternativas. 2
textos podem pertencer ao mesmo autor)
Texto
"A" ( )
"Ah!
enquanto os destinos impiedosos
não
voltam contra nós a face irada,
façamos,
sim, façamos, doce amada,
os
nossos breves dias mais ditosos."
Texto
"B" ( )
"Ó
não aguardes, que a madura idade
te
converte essa flor, essa beleza,
em
terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada",
Texto
"C" ( )
"Nos
olhos Caitutu não sofre o pranto,
E
rompe em profundíssimos suspiros,
Lendo
na testa da fronteira gruta
De
sua mão já trêmula gravado
O
alheio crime e a voluntária morte".
Texto
"D" ( )
"O
todo sem a parte não é todo;
A
parte sem o todo não é parte;
Mas
se a parte faz o todo, sendo parte,
Não
se diga que é parte, sendo todo.
Preencha
os parênteses anteriores dos textos dados, obedecendo à seguinte
convenção:
I)
Gregório de Matos
II)
Tomás Antônio Gonzaga
III)
Basílio da Gama
IV)
Cláudio Manuel da Costa
5.
Preenchidos os parênteses, a sequência correta é:
a)
II - I - III - I
b)
IV - I - II - II
c) I
- II - II - I
d) I
- IV - III - I
e)
II - IV - III - IV
Gabarito:
1 - C
2 - D
3 - D
4 - B
5 - A
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