domingo, 26 de abril de 2015

Questões do Barroco ao Romantismo



Texto I
“Na confusão do mais horrendo dia,
Painel da noite, em tempestade brava
Do fogo e ar o ser embaraçava,
Da terra e ar o ser se confundia."

Texto II

"Se o que elegestes furta (não o ponhamos em condicional,
porque claro está que há de furtar); furtar o que elegestes; e
furtar por si e por todos os seus, como costumam os semelhantes,
e Deus há vos de pedir a conta a vós; porque o vosso voto foi causa
de todos aqueles roubos."
Após a leitura dos dois textos, identifique em qual predomina a vertente cultista e a conceptista.

1. Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I) A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II) O conceptismo e o cultismo, expressão da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III)A oposição entre Reforma e Contra Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

2. Considere as seguintes afirmações abaixo:
I) O Barroco literário, no Brasil, correspondeu a um período em que o incremento da atividade mineradora propiciou o desenvolvimento urbano e o surgimento de uma incipiente classe média formada por funcionários, comerciantes e profissionais liberais.
II) Uma das feições da poesia barroca era o chamado conceptismo – exploração de conceitos e ideias abstratas através de evolução engenhosa do pensamento.
III) A ornamentação da linguagem que caracterizou o Barroco brasileiro pode ser identificada pelo uso repetido de jogos de palavras, pela construção frasal e pelo emprego da antítese.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.


3. (PUC-SP) Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta.
a) O cultismo opera por meio de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.
b) Cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e até no mesmo texto os dois elementos.
c) O cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas, silogismos, paradoxos.
d) O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como Gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Padre Antônio Vieira, que no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.
e) Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini, e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.

4. Fazendo um paralelo entre o Romantismo e o Arcadismo, podemos concluir que:
a) o Arcadismo prenuncia o Romantismo por que já apresenta ruptura radical com os cânones literários clássicos.
b) o Arcadismo antecede o Romantismo na evasão da realidade pelo sonho, pela fantasia e pelo mergulho nas profundezas do “eu”.
c) o Romantismo prolonga aspectos do Arcadismo na idealização da natureza, da mulher e do amor.
d) o Romantismo dá continuidade ao Arcadismo na atração pelos conflitos entre a alma e a matéria.
e) o Arcadismo e o Romantismo perseguem o ideal de expressão livres de esquemas pré-estabelecidos.

(Fatec-SP) “O indianismo dos românticos [...] denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira.”
(Antônio Candido - Formação da literatura brasileira)
5. Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo na literatura romântica brasileira:
a) procurou ser uma cópia dos modelos europeus.
b) adaptou a realidade brasileira aos modelos europeus.
c) ignorou a literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d) deformou a tradição brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.
e) procurou adaptar os modelos europeus à realidade local.

(Cesgranrio) “Dei o nome de Primeiros cantos às poesias que agora publico, porque [...] espero que não serão as últimas. Muitas delas não têm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera convenção; adotei todos os ritmos de metrificação portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir. Não têm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em épocas diversas – debaixo de céu diverso – e sob a influência de impressões momentâneas. [...]
Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena política para ler em minha alma, reduzindo à linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso e as ideias que em mim desperta a vista de uma paisagem ou do oceano – o aspecto enfim da natureza. Casar assim o pensamento com o sentimento – o coração com o entendimento
– a ideia com a paixão – colorir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com a vida e com a natureza, purificar tudo com o sentimento da religião e da divindade, eis a Poesia – a Poesia grande e santa – a Poesia como eu a compreendo sem a poder definir, como eu a sinto sem a poder traduzir.”
(Gonçalves Dias - “Prólogo aos primeiros cantos”)

6. Assinale o que contraria as ideias contidas nos três primeiros parágrafos em relação a Gonçalves Dias.
a) A poesia reflete os mais variados estados de espírito do poeta, sendo fruto da emoção momentânea.
b) As suas poesias não apresentam apego à rigidez métrica, apresentando ritmos variados.
c) Apesar de terem sido escritas em épocas diversas, constata-se a unidade de pensamento em suas poesias.
d) Por serem fruto de criações e influências locais distintas, suas poesias apresentam-se diferenciadas.
e) A força poética de seus versos realiza-se na perfeita harmonia entre forma e conteúdo.

7. (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
a) Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
b) Subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
c) Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
d) Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
e) Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.

8. (ENEM/2001) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente outro estilo da época: o romantismo.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”
(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson, 1957)
A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) ...o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas...
b) ...era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça...
c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno,...
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...
e) ...o indivíduo passa a outro indivíduo, para fins secretos da criação.

Um comentário:

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